7.10.13

♥ Yaoyoi Kusama: A Princesa das Bolinhas♥

Fiquei sabendo de uma exposição que vai ter aqui no Brasil pela qual fiquei muito interessada, mas antes de falar dessa exposição, queria aproveitar e falar, primeiramente, da artista.
A história dessa artista é muito inspiradora, vale a pena conhecer!

Aos 84 anos, Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas contemporâneas e um ícone da moda, mas para chegar até aqui, foram muitos anos de batalha e incompreensão.
Kusama nasceu no dia 29 de março de 1929, em Matsumoto, no Japão, em uma família de classe média, tradicional e -como ela mesma diz- bastante repreensora. Desde pequena ela sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e alucinações e foram esses transtornos mentais que a fizeram ser uma artista, criando assim o que seria sua marca registrada hoje, suas famosas bolinhas.
Ela conta que sua mãe não aceitava bem esse tipo de expressão e chegava a destruir seus desenhos, mas que foram eles que a ajudaram a escapar do suicídio.
"Por sorte, quando eu ainda era muito jovem, fui a um psiquiatra que entendia de arte. Desde então, eu luto contra a doença; embora, no meu caso estivesse em criar arte baseada na doença. Desenvolver minha criatividade foi a minha cura" - Conta a artista ao jornal O Globo.
Depois de, enfim, começou a concentrar-se em sua arte e manter-se viva, ela passou a trabalhar em uma de suas mais aclamadas séries, a "Infinity Net".
Yayoi Kusama e suas artes.
Kusama foi morar em Nova York em 1957. E foi lá que sua arte foi realmente valorizada.
"Por causa da guerra, eu tive a minha juventude na escuridão de um Japão militarista. Isso fez com que eu buscasse um um lugar mais amplo, um mundo exterior em que eu pudesse me expressar. Então, fui para os Estados Unidos." - Diz Yayoi.
Depois de dois anos no país que ela começou a ganhar suas grandes exposições internacionais e também ter sua arte como estampa numa coleção da grife Louis Vuitton.
Coleção exclusiva da grife Louis Vuitton com estampa de Kusama.
Kusama viveu nos EUA até 1973, foi quando voltou ao seu país natal. E ao voltar pro Japão, por escolha própria, decidiu morar em instituição psiquiátrica. 
"Hoje, muitas pessoas generosas reverenciam minha arte e são tocadas por minha maneira de viver. Fico feliz que a sociedade tenha evoluído tanto." Acrescenta ela.
Depois de enfrentar diversos modos de rejeição e preconceito, hoje pode-se dizer que Yayio Kusama é uma das artistas mulheres que mais ganhou dinheiro com sua arte.
 E no dia 12 de Outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, fãs de arte pop (ou qualquer outro tipo) poderão prestigiar o trabalho dessa artista, que podemos chamar de singular.
Vamos falar um pouco da exposição: Chamada "Obsessão Infinita" e como vocês podem imaginar, terá bastante bolinhas... Desde os trabalhos mais antigos, até trabalhos feitos no período de 2012 a 2013. Também terá muitas obras famosas como Infinity Mirror Room, Phalli's Field e muito mais. Além de quadros e instalações, também haverá vídeos, trabalhos em papel, esculturas e apresentações de slides.
 Uma sala me chamou muito a atenção e eu gostaria bastante de conhecer, na verdade é uma sala em branco, o diferencial é que cada pessoa, ao entrar no local da exposição, recebe uma cartela de adesivos de pontinhos de diversas cores e tamanhos e quando chegamos a sala Obliteration Room, cada um pode vai colando seus adesivos em toda a sala, assim criando sua própria arte (ou "alucinação).
Sala de Obliteração: antes e depois.
Eu realmente me encantei com a história artista e tudo mais e espero que vocês também!
Até a próxima!!

Fonte: Jornal O GLOBO; Wikipédia.

Nenhum comentário: